Projeto Pedagógico

"Dar Asas às Crianças"

É um elemento activo e o principal “motor” do seu desenvolvimento;

Aprende interagindo e dando forma às suas experiências;

É única, individual, com direitos, não só com simples necessidades;

É através da brincadeira que descobre o mundo, se descobre, descobre os outros e assim cresce pondo à prova as suas capacidades motoras e tomando consciência de si;

Aprende melhor quando está intrinsecamente motivada, dando sentido à natureza das suas aprendizagens;

Aprende quando está lado a lado com a família e a comunidade;

A creche assume-se como um contexto educativo privilegiado que proporciona um ambiente de qualidade às crianças, promotor de aprendizagens e desenvolvimento, onde as suas necessidades físicas, intelectuais, socioculturais e emocionais são atendidas de um modo articulado... onde a fusão constante de cuidados e de educação é uma realidade.

Assim, a Creche Refúgio dos Anjos pretende estimular o desenvolvimento global da criança no respeito pelas suas características individuais adoptando uma pedagogia organizada e estruturada que valoriza o carácter lúdico, promove a auto-estima e a auto-confiança. Pretende, também, proporcionar ocasiões de bem-estar e de segurança, promovendo o desenvolvimento pessoal e social e estimulando a curiosidade e o espírito crítico das crianças.

Promover e facilitar um espaço de acção educativa centrado na criança, na sua Educação e Desenvolvimento, na sua Aprendizagem e Evolução;

Respeitar os valores básicos da condição humana (respeito, partilha, autonomia, solidariedade, auto-estima);

Fomentar hábitos de higiene;

Incentivar e estimular a colaboração e a inter-ajuda dos pais das crianças, respeitando as suas opiniões e permitindo um ambiente aberto e receptivo proporcionando uma acção educativa conjunta;

Proporcionar um ambiente favorável à participação do grupo na organização da sala e na tomada de decisões;

Provocar e promover a comunicação como estratégia de aprendizagem e troca de saberes;

Estimular o pensamento crítico e a capacidade de intervenção activa na vida social da comunidade;

Partilhar com o grupo a gestão do espaço, dos materiais, do tempo e dos conflitos;

Prestar atenção individualizada e acompanhamento no processo de desenvolvimento de cada criança, de forma planeada, observada e avaliada, com o objectivo de orientar a criança e estimulá-la de acordo com as suas necessidades.

Esta sala acolhe os bebés até à aquisição de marcha. O principal objectivo é transmitir sentimento de segurança emocional onde o bebé fique apto para desenvolver as suas capacidades cognitivas e psicomotoras, respeitando sempre o seu ritmo.

Esta sala tem as crianças que estão a dar os primeiros passos e as primeiras palavras. É nossa função ajudá-los a voar dentro dos limites e regras que precisam de conhecer, com respeito pela rotina que lhes transmitirá a segurança que precisam.

Nesta sala encontramos as crianças já em maior estádio de interacção com o grupo, com maior destreza física e de manifestação de emoções. Nesta fase, a Criança está mais consciente do mundo que a rodeia e compete-nos estimular a sua vontade de conhecer e dar-se a conhecer. Para isso recorremos à expressão plástica e musical, promovemos o desenvolvimento da linguagem e psico-motor e introduzimos actividades de responsabilização.


Para que estes objectivos sejam satisfeitos, as nossas instalações cumprem as mais exigentes normas de segurança, equipámos as salas de actividades com materiais lúdico-pedagógico adequados à valência e constituímos uma Equipa de profissionais experientes.

A Creche respeita o ritmo da Criança e da sua Família e institui as suas próprias rotinas relacionadas com a alimentação, higiene e descanso.